Notícia

2017 começa com o projeto Férias no Museu no Felícia Leirner

Por Redação EmCampos - 2 de janeiro de 2017


O Museu Felícia Leirner promove durante todo o mês de janeiro seu tradicional projeto “Férias no Museu”. um mês inteiro dedicado a atividades para as crianças e a família! O Museu está localizado na Av. Dr. Luís Arrobas Martins, nº 1880. Todos os eventos são gratuitos.

 

Lendas da Mantiqueira
Data: 2/1/2017
 

O Museu e Auditório começam o ano contando algumas lendas da região da Serra da Mantiqueira. O público conhecerá e se encantará com histórias de importantes ícones da cultura regional.
 

Horário: às 11h e às 16h
 

Jogos Cooperativos
Datas: 3, 10, 17, 24 e 31/1/2017
 

Os visitantes serão convidados a participar de jogos cooperativos, em que os adversários são substituídos por parceiros. Nessas brincadeiras, o que vale é a união dos participantes e não a competição. Uma oportunidade única de se divertir de uma maneira diferente, aprendendo novas formas de brindar a união e cooperação!
 

Horário: às 11h e às 16h

Descobrindo a Natureza
Datas: 4, 11, 18 e 25/1/2017

Nas férias, os visitantes serão convidados a vivenciar diferentes atividades e interações com o meio ambiente, compreendendo a importância da preservação ambiental e descobrindo maravilhas da natureza.
 

Horário: às 11h e às 16h
 

Brincando com Música
Datas: 5, 12, 19 e 26/1/2017

Às quintas-feiras, acontece a oficina de Confecção de Instrumentos Musicais a partir de materiais reciclados. Os participantes poderão soltar a imaginação e a criatividade, aprendendo e compartilhando conhecimentos. Ao final, todos participarão de uma roda musical e poderão levar para casa seu instrumento musical.
 

Horário: às 11h e às 16h
 

Fazendo Arte de Verdade
Datas: 6, 13, 20 e 27/1/2017
 

Na programação, todas as sextas-feiras, o fazer artístico será estimulado com atividades práticas que irão explorar o lado criativo, sensível e visual de cada participante.
 

Horário: às 11h e às 16h

Curiosos Cordéis
Datas: 8, 15, 22 e 29/1/2017
 

Os domingos de janeiro serão dedicados a contação de histórias no divertido formato de Cordel. Criados pela equipe educativa do Museu e Auditório, as histórias abordam temas importantes para as instituições. O público terá a oportunidade de conhecer esse gênero literário e histórias muito interessantes sobre Felícia Leirner, Claudio Santoro e a famosa Araucária.
 

Horário: às 16h
 

Oficina de Tinta da Terra
Data: 7/1/2017
 

Voltada para o público familiar, a oficina vai ensinar os participantes a produzirem uma tinta que não contém produtos tóxicos e não agride o meio ambiente. Após produzirem as próprias tintas, os participantes vão soltar a imaginação criando desenhos, individual ou coletivamente. Além de educativa, a atividade conduzida pela educadora ambiental Ivy Chiarelli será muito divertida!
 

Horário: às 11h
Vagas: 20 pessoas, de acordo com a ordem de chegada
 

Oficina de Compostagem Doméstica
Data: 7/1/2017
 

A atividade será conduzida pela educadora ambiental Ivy Chiarelli e voltada para toda a família, buscando estimular o desenvolvimento de hábitos saudáveis ligados à preservação do meio ambiente. Na oficina será apresentado o passo a passo da montagem de uma composteira com minhocas, bem como todo o processo de decomposição dos alimentos e reciclagem através da produção de humos e biofertilizante.
 

Horário: às 16h
Vagas: 20 pessoas, de acordo com a ordem de chegada
 

Oficina: Cosméticos Naturais
Data: 8/1/2017
 

A educadora ambiental Ivy Chiarelli conduzirá a oficina em que serão produzidos dois tipos de cosméticos naturais. Além do apelo pela saúde, bem-estar e cuidados com meio ambiente, a atividade capacitará as pessoas a criarem e venderem seus próprios cosméticos. Ao final da atividade, os participantes poderão levar os cosméticos para casa.
 

Horário: às 11h
Vagas: 20 pessoas, de acordo com a ordem de chegada
 

A Música da Natureza e a Natureza da Música
Data: 14/1/2017
 

Ao explorar a natureza do som, a ação tem o objetivo dar ao público a consciência do ato de ouvir e a confiança necessária para a participação em uma criação sonora coletiva. A vivência tem duração de três horas e propõe quatro diferentes momentos: caminhada pelo museu, explorando os sons da natureza; cocriação musical utilizando voz e corpo (música circular); iniciaç&atiatilde;o instrumental; e roda de improvisação musical. A vivência será conduzida pelo Jam Trio, formado pelos músicos: Jean-François DanielDaniel Moray Luza e Roberto Guimarães. Imperdível!

Horário: às 11h
Vagas: 35 pessoas, de acordo com a ordem de chegada
 

Show Interativo com o Jam Trio
Data: 14/1/2017
 

Mesclando bases já criadas e temas inspirados pelo momento, o Jam Trio de multi-instrumentistas improvisadores, baseado em Santo Antônio do Pinhal, tecerá paisagens sonoras, envolvendo o público em sua viagem sonora e musical. Um microfone e alguns instrumentos serão disponibilizados para que as pessoas participarem da improvisação, tornando-os cocriadores.

Horário: às 16h

Oficina de Colagem: “Quem É Você?”
Data: 15/1/2017
 

A partir de uma foto tirada no momento da oficina, os participantes construirão uma nova imagem de si mesmos – um autorretrato – desconstruindo a própria face e corpo, acrescentando elementos visuais de forma livre e usando a colagem como recurso de linguagem. A atividade será conduzida pela design e ilustradora Ana Starling.

Horário: às 11h
Vagas: 20 pessoas, de acordo com a ordem de chegada
 

Brincadeiras Dançantes para Pais e Filhos
Data: 21/01/2017
 

A vivência será conduzida pela dançarina Rizzi Tani e tem como objetivo promover um momento de troca qualitativa entre pais e filhos. Através de brincadeiras dançantes e jogos lúdicos, será criado um espaço de conexão entre os participantes, onde a alegria e a diversão terão papéis de destaque.

Horário: às 11h
Vagas: 30 pessoas, de acordo com a ordem de chegada
 

Dançar, Dançar e Dançar
Data: 21/1/2017
 

A atividade será conduzida pela dançarina Rizzi Tani e é voltada para adultos e crianças. Os participantes terão a oportunidade de conhecer diversos ritmos brasileiros e aprender os passos básicos de cada um deles, em um momento de descontração e diversão. Valorizando a diversidade e riqueza artística e cultural do nosso país, o público vai experimentar um momento inesquecível!
 

Horário: às 16h
Vagas: 30 pessoas, de acordo com a ordem de chegada

O Som das Esculturas e as Esculturas Sonoras
Data: 22/1/2017
 

Ao contemplar as esculturas da artista Felícia Leirner, os participantes serão convidados a ouvir cuidadosamente os sons da natureza e a definir criativamente conexões com as obras da coleção. Ao final, paisagens sonoras inspiradas pela poética de Felícia Leirner deverão ser criadas pelos próprios participantes. A vivência, que terá duração de três horas, será dividida em quatro etapas que envolvem atenção e criatividade: passeio pelas esculturas com objetivo de aguçar a escuta da natureza; cocriação musical utilizando voz e corpo (música circular); iniciação instrumental e roda de improvisação musical. Conduzida pelo Jam Trio, formado pelos músicos: Jean-François DanielDaniel Moray Luza e Roberto Guimarães, a atividade será divertida e muito inspiradora!
 

Horário: às 11h
Vagas: 35 pessoas, de acordo com a ordem de chegada

Danças Circulares
Data: 28/1/2017
 

Danças Circulares são danças étnicas, folclóricas ou tradicionais de diversos povos do mundo. Feitas em roda, com um grupo de pessoas, as danças circulares promovem integração e apoio mútuo. A oficina será conduzida por Maria Rosa Sampaio e estimulará a vivência coletiva e a cooperação entre as pessoas, além de trazer muita alegria para a manhã de sábado.

Horário: às 11h
Vagas: 30 pessoas, de acordo com a ordem de chegada

Atividades Circenses
Data: 28/1/2017
 

Na oficina, os integrantes da Cia. Pachamama ajudarão o público a desvendar os segredos do circo, como as habilidades com malabares, equilíbrio e acrobacias. Os visitantes poderão experimentar técnicas e materiais próprios do universo circense, se divertindo coletivamente na tarde de sábado. Imperdível!

Horário: às 16h
Entrada: gratuita

Jam Session de Dança e Música
Data: 29/1/2017
 

Conduzido pela dançarina Rizzi Tani e pelo músico Daniel Moray, o encontro tem como objetivo a criação coletiva de música e dança, dentro do campo do improviso. A atividade promete envolver crianças, jovens e adultos numa atmosfera repleta de criatividade e diversão!
 

Horário: às 11h
Vagas: 30 pessoas, de acordo com a ordem de chegada

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações