Eventos

8º Congresso Paulista de Infectologia discute, cura da aids em Campos

Por Redação EmCampos - 17 de maio de 2012


A possibilidade de cura da aids, novos medicamentos e a longevidade desta doença serão questões discutidas por especialistas no 8º Congresso Paulista de Infectologia, que ocorre de 16 a 19 de maio, em Campos do Jordão, São Paulo. 

A possibilidade de cura da aids será o tema abordado pelo Dr Steven Deeks, importante pesquisador dos Estados Unidos. Também serão apresentados novos tratamentos e o uso de medicamentos coformulados (duas ou três drogas numa cápsula, por exemplo), menos tóxicos e mais potentes, que fazem com que o tratamento dos pacientes possa ser mais bem-sucedido. “Isso facilita muito a adesão e seria bom se tivéssemos estes medicamentos coformulados disponíveis no Brasil”, diz o infectologista Valdez Madruga, consultor da Sociedade Paulista de Infectologia.

Outra questão a ser discutida será a longevidade, já que grande número de pessoas estão convivendo cada vez mais tempo com a aids. A doença ainda precisa ser bem controlada e para isso devem ser mantidos os serviços de saúde especializados para atender da melhor forma todos que convivem com o problema. “Pacientes com aids têm um envelhecimento mais acentuado e um desgaste maior de rins, fígado e cérebro. Com eles, tudo tem que ser feito com critério rigoroso, inclusive para indicarmos as drogas específicas”, diz Madruga, alertando para a necessidade cada vez maior de uma abordagem médica especializada e o devido acompanhamento clínico.

A conscientização e a prevenção do HIV é uma outra preocupação dos infectologistas, pois a vida sexual ativa sem preservativo é um aspecto que leva as pessoas a se contaminarem, sobretudo a população mais jovem. “O comportamento de risco é um grande desafio e precisamos orientar muito mais as pessoas, já que a aids ainda não tem cara. Precisamos informar mais a população e reforçar a importância da prevenção em todas as épocas do ano para evitar a banalização dessa doença, que é um problema de saúde pública”, diz Madruga. 

Para mais informações, acesse: www.infectosp2012.com.br/

Redação da Agência de Notícias da Aids

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações