Notícia

Conheça mais sobre a araucária, árvore símbolo da cidade

Por Redação EmCampos - 6 de janeiro de 2014

Responda rápido: qual árvore aparece na bandeira de Campos do Jordão? Se você pensou na araucária, acertou. Mas o que mais você sabe sobre essa árvore símbolo da cidade? O Emcamposdojordao.com.br te ajuda nessa.

                  

A araucária – de nome científico Araucaria angustifolia – pode ser encontrada na região Sul do Brasil, mas também observada em menor quantidade no leste e sul do estado de São Paulo, extremo sul do estado de Minas Gerais, na região serrana do Rio de Janeiro e em pequenos trechos do Paraná. 

Sua origem remonta a mais de 200 milhões de anos atrás, quando sua população se disseminava pelo Nordeste brasileiro. Pode atingir alturas de 50m e sua forma é única na paisagem brasileira, parecendo uma taça. Ocupando uma área original de 200 mil km², a partir do século 19 foi intensamente explorada por seu alto valor econômico, dando madeira utilíssima e sementes nutritivas, e hoje seu território está reduzido a uma fração mínima, o que a enquadra em espécie em extinção.

Sua vida se estende em média de 200 a 300 anos, podendo chegar até a 500 anos. Seus frutos são conhecidos como pinhas, a árvore dá as primeiras entre 12 e 15 anos. Uma árvore dá em torno de 40 pinhas ao ano, podendo chegar até a 200.  Os pinhões são consumidos preferencialmente assados ou cozidos, mas com farinha de pinhão é possível confeccionar broas, tortas e pães. Também pode ser utilizado para o preparo de suflês, rocamboles e pudins, e é um prato típico das festas juninas. Sua colheita, porém, é muito trabalhosa, e seu fluxo de comercialização se caracteriza pela baixíssima industrialização e pobre retorno financeiro.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações