Turismo

Exposição Rosa dos Ventos vai até dia 18 setembro

Por Redação EmCampos - 16 de agosto de 2011

Até dia 18 de setembro, o Palácio Boa Vista (Campos do Jordão) promove mais uma exposição sazonal “Rosa dos Ventos – Arte Colonial no Acervo Artístico dos Palácios”.

A exposição reúne um acervo em obras e objetos como oratórios, mesas, bancos, arcazes, baús, objetos de porcelana chinesa, do período dos séculos XVII e XVIII, que demonstram a relação da cultura brasileira colônia com sua metrópole portuguesa, bem como as relações dos ciclos econômicos presentes no país neste período com países como Portugal, Espanha, Inglaterra, Holanda, China e colônias portuguesas.

Nessa mostra é possível ver o ecletismo estético e suas múltiplas influências, sinalizam os laços profundos da arte brasileira com a metrópole portuguesa e as demais associações com a Europa e o Oriente, numa seleção dos curadores convidados, Maria Alice Milliet e Dalton Sala.

Ao mesmo tempo em que os visitantes podem perceber em paralelo a influência e os resgates que os artistas do início do século XX propõe, como os artistas modernistas propuseram a retomada da valorização da produção artística do período colonial – como pode ser observado nas obras de Tarsila do Amaral, que incorporou temas religiosos, cores tropicais, alusões a igrejas coloniais e à arquitetura barroca.

Além da exposição “Rosa dos Ventos – Arte Colonial no Acervo Artístico dos Palácios”, o público ainda pode percorrer cômodos repletos de móveis, objetos, pinturas e esculturas que constituem a memória “viva” da história dos ambientes do Palácio Boa Vista.

O Palácio Boa Vista fica na Av. Adhemar de Barros, 3001 – Alto da Boa Vista. Informações pelo telefone             (12) 3662-1122      

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações