1 Milhão é o Valor que sera Investido no Festival de Cinema de Campos do Jordão

Festival de Cinema de Campos do Jordão acontecerá entre os dias 27 de abril e 6 de maiode 2012.

O projeto está em fase de desenvolvimento, e foi apresentado oficialmente pela Secretaria Municipal de Cultura e pelas agências envolvidas na manhã desta sexta, 7 de outubro.

Com recursos obtidos através de leis de incentivo a cultura, o 1º Festival de Cinema de Campos do Jordão contará com investimentos de patrocinadores já captados, onde R$ 500 mil são provenientes do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC) os outros R$ 500 mil da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chamada Lei Rouanet.

O Campos do Jordão Convention Center, conhecido por abrigar o shopping de inverno Market Plaza será a sede do Festival. Lá deverão ser exibidos cerca de 80 filmes, incluindo obras inéditas e em 3D.

A curadoria do Festival será do profissional de cinema André Sturm, que atua nas áreas de direção, produção, exibição e distribuição de filmes de arte pela Pandora Filmes.

Segundo a organização do projeto, o Festival deverá tornar Campos do Jordão um destino de referência para o cinema nacional, e contará com workshops, palestras, feira, exibições e outras atividades. Entre os nomes cotados para os eventos estão o cineasta Carlos Saldanha e o Cartunista Maurício de Souza.

A premiação dos filmes e profissionais do cinema será feita com troféus criados por artista da cidade, escolhido por um concurso cultural.

A inclusão da sociedade parece ser uma preocupação no evento, pois haverá exibições de filmes gratuitos e divulgação nas escolas municipais.

Segundo Marcia Kling, da Kling Associados, Campos do Jordão possui uma população que precisa de acesso a cultura. Márcia é Presidente da Cooperativa de Produção de Arte e Cultura, que atua em diversos segmentos artísticos. E é também Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, um grupo de estudo de políticas públicas de Cultura no Brasil.

"O cinema hoje é nosso bem maior cultural. É o seguimento artístico que tem mais projeção internacional". Afirma Marcia.

Está ainda em discussão uma parceria com o Show de Inverno, um evento fechado que acontece em Campos, em que os maiores estúdios de cinema nacional e internacional fazem uma amostragem para a comercialização de filmes no Brasil. O Show de Inverno deverá acontecer no mesmo período do Festival, que tem a intenção de somar forças para exibição e parceria entre os eventos.

"Acredito que agente vai ter participação de atores brasileiros, atores internacionais, produtores brasileiros e produtores internacionais, que virão sim,  e que se divertirão no Festival de Cinema de Campos do Jordão, assim como todos nós". Conclui Márcia Kling.

Top Notícias em Campos do jordão Veja todas