Turismo

1 Milhão é o Valor que sera Investido no Festival de Cinema de Campos do Jordão

Por Redação EmCampos - 11 de outubro de 2011

Festival de Cinema de Campos do Jordão acontecerá entre os dias 27 de abril e 6 de maiode 2012.

O projeto está em fase de desenvolvimento, e foi apresentado oficialmente pela Secretaria Municipal de Cultura e pelas agências envolvidas na manhã desta sexta, 7 de outubro.

Com recursos obtidos através de leis de incentivo a cultura, o 1º Festival de Cinema de Campos do Jordão contará com investimentos de patrocinadores já captados, onde R$ 500 mil são provenientes do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (PROAC) os outros R$ 500 mil da Lei Federal de Incentivo à Cultura, chamada Lei Rouanet.

O Campos do Jordão Convention Center, conhecido por abrigar o shopping de inverno Market Plaza será a sede do Festival. Lá deverão ser exibidos cerca de 80 filmes, incluindo obras inéditas e em 3D.

A curadoria do Festival será do profissional de cinema André Sturm, que atua nas áreas de direção, produção, exibição e distribuição de filmes de arte pela Pandora Filmes.

Segundo a organização do projeto, o Festival deverá tornar Campos do Jordão um destino de referência para o cinema nacional, e contará com workshops, palestras, feira, exibições e outras atividades. Entre os nomes cotados para os eventos estão o cineasta Carlos Saldanha e o Cartunista Maurício de Souza.

A premiação dos filmes e profissionais do cinema será feita com troféus criados por artista da cidade, escolhido por um concurso cultural.

A inclusão da sociedade parece ser uma preocupação no evento, pois haverá exibições de filmes gratuitos e divulgação nas escolas municipais.

Segundo Marcia Kling, da Kling Associados, Campos do Jordão possui uma população que precisa de acesso a cultura. Márcia é Presidente da Cooperativa de Produção de Arte e Cultura, que atua em diversos segmentos artísticos. E é também Diretora Executiva do Instituto São Paulo de Arte e Cultura, um grupo de estudo de políticas públicas de Cultura no Brasil.

“O cinema hoje é nosso bem maior cultural. É o seguimento artístico que tem mais projeção internacional”. Afirma Marcia.

Está ainda em discussão uma parceria com o Show de Inverno, um evento fechado que acontece em Campos, em que os maiores estúdios de cinema nacional e internacional fazem uma amostragem para a comercialização de filmes no Brasil. O Show de Inverno deverá acontecer no mesmo período do Festival, que tem a intenção de somar forças para exibição e parceria entre os eventos.

“Acredito que agente vai ter participação de atores brasileiros, atores internacionais, produtores brasileiros e produtores internacionais, que virão sim,  e que se divertirão no Festival de Cinema de Campos do Jordão, assim como todos nós”. Conclui Márcia Kling.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações