Palácio Boa Vista ou Palácio do Governador

Em visita a Campos do Jordão não deixe de visitar o Palácio Boa Vista, a residência Oficial de inverno do Governador do Estado de São Paulo. Conhece um pouco mais da história do Palácio.



História

O Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, foi inaugurado em 21 de julho de 1964, pelo então governador Adhemar de Barros, para servir de residência de inverno para os governantes do Estado de São Paulo. Com o passar dos anos, adquiriu outra função: a de museu aberto ao público. Numa área de quase três mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos, o Palácio abriga um acervo com cerca de duas mil peças, entre mobiliário dos séculos XVII, XVIII, XIX e XX, porcelanas, peças religiosas, prataria, pinturas e esculturas. O projeto original de 1940, do arquiteto polonês Jorge Przrembel, foi alterado e sua fachada atual tem estilo característico dos castelos europeus.

Mas foi somente a partir do governo Abreu Sodré (1964 a 1969) que o Palácio do Gonernador passou a receber obras de arte para decoração. A aquisição da coleção, em 1969 e no início da década de 1970, sob o comando do Secretário Luis Arrobas Martins, privilegiou o modernismo brasileiro na pintura e na escultura e o barroco no mobiliário e nas imagens sacras. No ano de 1970, a realização de um evento nos moldes do Festival de Mozart, em Salsburgo, Áustria, dá origem ao Festival de Inverno de Campos de Jordão. A partir de 1970, o palácio-museu passa a abrigar obras de arte de grande valor histórico e artístico, especialmente da arte moderna brasileira dos anos de 1910 a 1960, completando todo o percurso do modernismo brasileiro. Além disso, seu acervo conta com uma importante coleção de arte sacra do século XVIII e mobiliário artístico brasileiro do século XVII ao XX, exemplares produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo nos anos de 1960. É o caso, especialmente, do belo trabalho de parquet nos pisos de vários ambientes e dos revestimentos internos das paredes, janelas e portas. Atualmente, o palácio está aberto ao público para visitas ao acervo permanente e exposições temporárias.

 

Horário de Funcionamento

Quarta a domingo das 10:00 às 17:00 horas

 

Mais Informações

(12) - 3668.9739

 

Endereço

Av. Dr. Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP.

 

Como chegar

A partir da Vila Capivari seguir na avenida principal sentido a saída da cidade, ao avistar o Mercado Municipal entre a direita, seguir em frente até chegar ao Palácio Boa Vista em Campos do Jordão.

 

 

Fonte: Da Redação
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas