Turismo

Por que a cidade se chama Campos do Jordão?

Por Redação EmCampos - 2 de dezembro de 2013


Campos do Jordão é conhecida por diversos títulos: “Suíça Brasileira”, “A Cidade dos Festivais”, “O Melhor Clima do Mundo”, “Campos do Jordão, onde é sempre estação”, “Campos do Jordão, a 1700 metros das preocupações” e “Montanha Mágica”.

Esses apelidos carinhosos dizem muito do que a cidade pode oferecer. Mas a pergunta mais simplória, você talvez não saiba responder: por que Campos do Jordão se chama Campos do Jordão?

Para amar uma cidade é preciso conhecer a sua história. No início da colonização do Brasil, os primeiros habitantes conhecidos da região foram índios pertencentes a várias etnias. A partir do século 16, a região começou a ser percorrida por desbravadores de origem portuguesa, e aqui destacamos Inácio Caetano Vieira de Carvalho. A família dele vendeu as terras na região para Manuel Rodrigues do Jordão. Já conseguiu ligar os pontos?

Até então conhecida como “as terras de Jordão”, as propriedades foram loteadas e vendidas na segunda metade do século 19. Foi então, em 29 de abril de 1874, que Mateus da Costa Pinto adquiriu alguns lotes à beira do Rio Imbiri e começou a povoá-lo. A partir daí, as terras começaram a criar contornos de vila e o local passou a ser conhecido como  o distrito de Campos do Jordão, pertencente ao município de São Bento do Sapucaí. Mas o destino era a grandeza e em 1934, Campos foi elevada a categoria de cidade.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações