Turismo

Teleférico de Campos do Jordão foi o primeiro monocabo do Brasil

Por Redação EmCampos - 13 de janeiro de 2014


O teleférico de Campos do Jordão, uma das principais atrações da cidade, foi o primeiro a ser construído com monocabo, isto é, com um único cabo de aço a sustentar a cadeira.  Inaugurado em 1970, possui 74 assentos, e uma extensão de 560 metros.

O teleférico leva os turistas do Parque do Capivari até o Morro do Elefante, a uma altitude de 1,8 mil metros. Do alto do Morro do Elefante, o visitante tem uma das visões mais bonitas do bairro de Capivari.

Cada cadeira da atração tem capacidade de suportar até 500 quilos e o percurso entre o Capivari e o Morro do Elefante dura, em média, cinco minutos. O complexo é administrado pela Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ), que também faz a ligação dos bondes entre os municípios de Pindamonhangaba e Campos do Jordão.

Modernização

Desde dezembro do ano passado, o local possui nova iluminação. Foram instaladas lâmpadas de LED nas bases operacionais de embarque e desembarque e nas sete torres metálicas.  A tecnologia permite uma diminuição de consumo de energia em aproximadamente 70%, comparada com tecnologia convencional.

 
 Este novo sistema possibilita o gerenciamento individual de cada projetor na utilização das cores e na intensidade da luz, criando várias imagens lúdicas pré-programadas. Na segunda etapa, prevista para ser entregue no primeiro semestre de 2014, as lâmpadas serão instaladas nas cadeiras e nos 560 metros de cabo, permitindo assim o funcionamento do teleférico durante à noite. O valor do investimento é de R$ 746 mil e faz parte da modernização de toda a malha da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ). 

Serviço

Onde: Rua Dr. Marco Antônio Cardoso, 240
Funcionamento: de quinta a domingo, das 10h às 17h
Valor: R$ 11
Fone: (12) 3663-1530

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações