Notícia

Cine Literatura discute hoje Graciliano Ramos e ‘Memórias do Cárcere’

Por Redação EmCampos - 30 de novembro de 2013


Neste sábado, 30, o autor Graciliano Ramos será tema da edição de novembro do Cine Literatura. A biografia do escritor será discutida e em seguida acontece a exibição do filme “Memórias do Cárcere”.


A homenagem ao autor alagoano acontece no ano que se completa 60 anos de sua morte e publicação da obra “Memórias do Cárcere”. O evento começa a partir das 19h30, com o autor do livro “Graciliano Ramos e o Partido Comunista Brasileiro: as Memórias do Cárcere”, Ângelo Mendes Côrrea, que é mestre em literatura brasileira pela Universidade de São Paulo (USP).

O Cine Literatura já homenageou nomes como Clarice Lispector e Vinícius de Moraes. O evento é uma parceria entre Associação dos Amigos (AME) de Campos do Jordão, Cineclube Araucária e Secretaria Municipal de Cultura.
 

O filme

 Memórias do Cárcere

“Memórias do Cárcere” é  uma adaptação cinematográfica sob direção de Nelson Pereira dos Santos, com elenco formado por Carlos Vereza, Glória Pires, Nildo Parente, José Dumont, Wilson Grey, Tonico Pereira, Jofre Soares, com classificação etária 14 anos.
 

O filme traz para a tela a experiência do autor Graciliano Ramos, nos anos 30, quando deixou a vida pacata de servidor público em Alagoas para ser enviado ao presídio da Ilha Grande (RJ) acusado de conspiração com a Aliança Nacional Libertadora, que lutavam contra o governo ditatorial de Getúlio Vargas. Num cenário insalubre, de crueldade, onde ladrões de galinhas convivem com guerrilheiros, o autor conta essa experiência que retrata os contrastes entre a classe média militar, o jovem, a mulher, o negro, o nordestino, o sulista; o encontro com o prisioneiro comum, o assaltante, o homossexual, a fim de deixar mais que um relato desse episódio de sua vida, mas retratar a cadeia no sentido mais amplo, a cadeia das relações sociais e políticas que aprisionam o povo brasileiro.

Serviço
Entrada: de graça
Quando: hoje a partir das 19h30
Local: Rua Dr. Reid, 68 – Vila Abernéssia
Tel: (12) 3662-2611.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações