Notícia

Cineclube Araucária homenageia cantor Orlando Silva no sábado

Por Redação EmCampos - 31 de março de 2014

No sábado, 5 de abril, a partir das 20h, o Cineclube Araucária em parceria com o restaurante Senadinho estreia o projeto Tela de Estrelas. O objetivo é criar no restaurante uma espécie de centro de memória da música.

Na esteira dessa proposta, o Cineclube exibirá, no primeiro sábado de cada mês, um filme realizado com esse propósito: lembrar aos brasileiros de todas as gerações, quem são os grandes nomes que fizeram história no universo da música popular brasileira.
 

Para este sábado será exibido o documentário Orlando Silva – O Cantor Das Multidões, de Dimas Oliveira Júnior e Luís Felipe Harazim. O filme retrata a trajetória do dono de uma das mais belas vozes do rádio brasileiro dos anos 40, 50 e 60.

Orlando Silva

Orlando Garcia da Silva nasceu em 1915, no Rio de Janeiro, e morreu na mesma cidade em 1978. Foi um dos mais importantes cantores brasileiros da primeira metade do século XX. Entre seus grandes sucessos está a marchinha de Carnaval “A Jardineira”.
 

Teve uma infância normal, sempre gostando muito de violão. Na adolescência já era fã de Carlos Galhardo e Francisco Alves, este último um dos responsáveis por seu sucesso. Seu primeiro emprego foi de estafeta da Western, com o salário de 3,50 cruzeiros por dia. Foi então para o comércio e trabalhou como sapateiro, vendedor de tecidos e roupas e trocador de ônibus. O cantor Francisco Alves ouviu Orlando cantar no interior de seu carro e decidiu imediatamente lançá-lo em seu programa na rádio Cajuti.

Nos seis ou sete anos seguintes, tornou-se um grande sucesso, considerado por muitos a mais bela voz do Brasil, contando inclusive com a estima do próprio presidente Getúlio Vargas. Atraía os fãs de tal forma que o locutor Oduvaldo Cozzi passou a apresentá-lo como “o cantor das multidões”, conforme relata no filme com o mesmo nome.

Serviço
Onde: Rua Maurilio Comoglio, 27 – Bela Vista 
Horário: a partir das 20h
Tel: (12) 3664-4071

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações