Turismo

Cineclube Araucária promove mostra sobre diretor Orson Welles

Por Redação EmCampos - 24 de agosto de 2015


O Cineclube Araucária realiza entre os dias 27 e 30 de agosto uma mostra homenageando um dos maiores diretores da história: Orson Welles. Serão apresentados quatro filmes: Cidadão Kane, Falstaff, É tudo verdade e Dom Quixote. Os três primeiros às 19h30 e o último às 18h, sempre no Espaço Cultural Dr. Além.
 

Welles foi um autodidata que assombrou a todos com a ousadia narrativa de suas tramas e a rebeldia irresponsável com que as colocava em ação. Talvez por isso, ainda tão jovem, ele tenha incomodado tanta gente e, antes de completar 40 anos, já era considerado, por pura inveja ou despeito de muitos, a maior ovelha negra de Hollywood.


 

Com apenas 25 anos de idade, realizou a mais importante obra já produzida pelo cinema em todo o mundo: Cidadão Kane, um marco divisor das águas na moderna cinematografia mundial.
 

Espaço Cultural Dr. Além: Avenida Januária Migáglia, 1582, Abernéssia.
 

Programação
 

27/08 – 19H30 – Cidadão Kane
EUA 1941 – 119 min – 12 anos

A ascensão de um mito da imprensa norte americana, de garoto pobre no interior a magnata de um império das comunicações. Inspirado na vida do milionário William Randolph Hearst.

 

28/08 – 19H30 – Falstaff – O Toque Da Meia Noite
Espanha, França, Suíça 1965 – 113 min – Livre

O cavaleiro bêbado e obeso Sir John Falstaff é amigo do Príncipe Hal, herdeiro do trono da Inglaterra. Juntos os dois se divertem, correm riscos, bebem e desenvolvem uma intensa relação. Quando Hal assume o trono e se torna Henrique V, Falstaff vislumbra mudanças, que logo acontecem. O argumento remete a diversas versões de uma montagem teatral, dirigida por Welles que reúne fragmentos de obras de William Shakespeare como Henrique IV. 

 

29/08 – 19H30 – É Tudo Verdade (Incluindo 4 Homens E Uma Jangada)
EUA 1942 / 1993 – 85 min – Livre

Depois do lançamento de Cidadão Kane, considerado o maior filme de todos os tempos, o diretor Orson Welles desembarcou no Brasil em fevereiro de 1942 para outro trabalho. It’s All True focaria a origem do samba nos morros cariocas, a aventura dos pescadores cearenses em busca de melhores condições de trabalho e de vida, além de uma história ambientada no México. O material registrado desagradou tanto o Estado Novo brasileiro, como o empresário e político americano Nelson Rockefeller – um dos patrões de Welles. Resultado: o filme nunca foi concluído.

 

30/08 – 18H00 – Dom Quixote
EUA 1992 – 116 min – 12 Anos

 

Welles mergulha na obra de Cervantes através das personagens de Dom Quixote e Sancho Pança que viajam pela Espanha de 1960, mostrando as suas gentes e os seus costumes. As excepcionais interpretações de Reiguera e Tamiroff, tal como a aparição de Welles em algumas cenas, fazem com que o filme seja imprescindível nesta retrospectiva comemorativa dos 100 anos de nascimento do gênio Orson Welles.

 

_________________________________________________________

 

Para mais dicas de Campos clique nas imagens abaixo e faça um tour por nossos hotéis, pousadas, restaurantes e passeios de Campos do Jordão!

 

* Relação de Hotéis e Pousadas de Campos do Jordão. Clique, faça sua pesquisa e solicite um orçamento. 

 

 
 

 * Relação de Restaurantes de Campos do Jordão. Clique e faça sua pesquisa. 

  

 

 
 * Relação de Passeios de Campos do Jordão. Clique e faça sua pesquisa.  

 

 

 
 
 

Bom Divertimento!

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações