Conheça o significado da bandeira de Campos do Jordão


A bandeira de Campos do Jordão muitos já conhecem, mas sabem o que significa? E o brasão ao centro dela, o que representa? Nesta terça-feira, 29, dia que a cidade celebra seus 140 anos, o Emcampos desvenda essa história.


Primeiro é preciso entender o que é heráldica: uma ciência que estuda e cria brasões e escudos. Existem profissionais dedicados exclusivamente a montagem de símbolos para famílias ou cidades. No caso dos municípios, se observa quais as principais características que podem ser traduzidas para a ciência heráldica. 


Dito isto, vamos à análise do brasão de Campos do Jordão.

  

 

Como se pode observar existe um escudo arredondado português, que herdamos do povo lusitano. Ao fundo um campo de prata, em ponta um mantel vermelho e nascentes sobre o mantel, por fim, três pinheiros em verde.
 

O campo de prata simboliza a pureza do clima, a prata é o símbolo, por excelência, da pureza que faz de Campos do Jordão um dos lugares mais famosos em todo o país. O mantel vermelho representa a altitude do município, que está localizado a mais de 1,6 mil metros, e a sua cor significa a riqueza do solo.

Os três pinheiros representam a característica da flora dominante, além de ser a araucária brasilienses uma das mais belas árvores da flora universal. A coroa sobre o escudo são os poderes constituídos: executivo, legislativo e judiciário.
 

A faixa colocada abaixo do escudo é de prata, com os dizeres: "Campos do Jordão", tendo aos lados as datas de 1874 e1934. Aprimeira evoca o ano da fundação do povoado, a segunda, a de sua elevação a município.
 

O Brasão de Campos do Jordão foi criado pela Lei Municipal nº 251, de 1º de janeiro de 1959, sendo de autoria do heraldista Salvador Thaumaturgo. Além do Brasão, o pinheiro Araucária foi declarado Árvore-Símbolo de Campos do Jordão, nos termos da Lei Municipal de 1.264, de 15 de julho de 1981.

Bandeira
 

O verde simboliza, em heráldica, a honra, cortesia, civilidade, alegria, abundância; é a cor da esperança e a esperança é verde porque alude aos campos verdejantes na primavera, fazendo esperar copiosa colheita.


O branco simboliza a paz, trabalho, amizade, prosperidade e pureza. 
O vermelho simboliza o amor pátrio, dedicação, audácia, desprendimento, valor, intrepidez, coragem e valentia.

A Bandeira do Município foi hasteada, pela primeira vez, em 29 de abril de 1969, na Praça da Bandeira, portanto, há 45 anos. 

 



Fonte para reportagem: camposdojordaocultura.com.br 

Fonte: Da redação
Compartilhe
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas