Notícia

Dia Mundial da Água: saiba mais sobre o rio mais importante de Campos

Por Redação EmCampos - 22 de março de 2014

Neste sábado, 22, se comemora o Dia Mundial da Água. E para não ficar em branco nesta data tão importante, o Emcamposdojordao.com.br traz para você um pouco sobre o rio mais importante de nossa cidade: o Sapucaí.
 

Sapucaí é um rio federal que banha os estados de São Paulo e Minas Gerais. Seu nome deriva das sapucaias, árvores que crescem em suas margens. Ele nasce em Campos do Jordão e deságua no lago de Furnas, entre os municípios de Paraguaçu e Três Pontas, em Minas Gerais.
 

Além de Campos, o rio passa por 15 cidades até Três Pontas, em Minas Gerais, onde ele se encontra com o rio Verde, no povoado de Pontalete, e daí começa o tronco sul da represa de Furnas. 
 

Foi importante historicamente na época das bandeiras, as quais, saindo do Vale do Paraíba, adentravam o interior de Minas Gerais seguindo o curso do Sapucaí, em busca de ouro e outros metais preciosos. Contribuiu para a formação de muitas cidades e a ocupação do sul e do sudoeste mineiro.
 

Há em suas águas diversas espécies de peixes de importância para a pesca de subsistência e esportiva, como o dourado, a tabarana, o curimbatá, a piaba, o piau-três-pintas, o pintado, o jaú e outros. Muitas correm perigo de extinção devido à pesca predatória, à poluição e às dificuldades de procriação no período da piracema pelo represamento do rio e de ribeirões e a dragagem das lagoas marginais, bem como a destruição das nascentes fluviais, locais onde os peixes se procriam.
 

Hoje, o rio Sapucaí sofre com a destruição de sua mata ciliar, com o lançamento de esgoto doméstico, industrial e rural. Muitas nascentes que alimentam o rio deixam aos poucos de produzir água por conta da falta de proteção e da exploração excessiva de seus recursos.
 

Temos que lembrar neste dia de preservação da água que ela é nosso bem mais precioso!

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações