Turismo

Dica de passeio da semana: Gruta dos Crioulos

Por Redação EmCampos - 3 de fevereiro de 2017


Gruta dos Crioulos é uma enorme pedra, que segundo conta a lenda abrigava escravos que fugiam de fazendas das cidades do Vale do Paraíba, (Serra da Mantiqueira), hoje é um ponto turístico de Campos do Jordão. 

 

A pedra que abrigava os escravos tem 700 m², 30 m de altura e 20 m de profundidade, ela é arredondada, côncava e achatada e pode abrigar várias pessoas em seu interior. 

 

 

 

Fica aproximadamente a nove quilômetros da Vila Capivari, (a parte final que da acesso a gruta é por rua de terra, sem muita manutenção, por isto aconselhamos fazer o passeio em veículos off road, e se possível acompanhado de um guia local).

Curiosidades: historiadores dizem que os escravos tinham um lider, este lider se chamava Manoel Crioulo. A lenda vai mais além e diz que em noites de Lua Cheia quem anda pela região da Gruta dos Crioulos pode escultar o barulho das correntes sendo arrastadas pelo chão e também os ruídos dos gemidos dos espíritos dos escravos que vagam pelo local. Em memória aos escravos que ali faleceram foi colocado uma imagem de Nossa Senhora Aparecida e uma cruz na gruta.

 

Serviço

Entrada: de graça
Endereço: Estrada da Campista 

 

Como chegar

Partindo da Vila Capivari seguir no sentido da Vila Jaguaribe, após a Loja de Chocolate Cacau Show vire na segunda à direita, após seguir as placas que indicam a Fábrica de Chocolates Araucária e Pedra do Baú. A partir deste ponto você estará na Estrada da Campista, fique atento as placas que o conduzirá até a Gruta dos Crioulos. 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações