Turismo

Dica de passeio da semana: Palácio Boa Vista

Por Redação EmCampos - 19 de agosto de 2016


De residência Oficial do Governador do Estado de São Paulo a museu: no alto da
 Serra da Mantiqueira, em Campos do Jordão está situado o Palácio Boa Vista. Fica numa área de quase 3 mil metros quadrados, dividida em 35 ambientes e 105 cômodos.

 

O Palácio Boa Vista, ou Palácio do Governador como é conhecido, abriga um acervo com cerca de 2 mil peças, entre mobiliário dos séculos 17, 18, 19 e 20, porcelanas, peças religiosas, prataria, pinturas e esculturas. O projeto original de 1940, do arquiteto polonês Jorge Przrembel, foi alterado e sua fachada atual tem estilo característico dos castelos europeus.

Foi somente a partir do governo Abreu Sodré (1964 a 1969) que o palácio passou a receber obras de arte para decoração. A aquisição da coleção, em 1969 e no início da década de 1970, sob o comando do Luis Arrobas Martins, privilegiou o modernismo brasileiro na pintura e na escultura e o barroco no mobiliário e nas imagens sacras. 

No ano de 1970, a realização de um evento nos moldes do Festival de Mozart, em Salsburgo, na Áustria, dá origem ao Festival de Inverno de Campos de Jordão. A partir de 1970, o palácio-museu passa a abrigar obras de arte de grande valor histórico e artístico, especialmente da arte moderna brasileira dos anos de 1910 a 1960, completando todo o percurso do modernismo brasileiro. 

Além disso, seu acervo conta com uma importante coleção de arte sacra do século 18 e mobiliário artístico brasileiro do século 17 ao 20, exemplares produzidos pelo Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo nos anos de 1960. É o caso, especialmente, do belo trabalho de parquet nos pisos de vários ambientes e dos revestimentos internos das paredes, janelas e portas.

 

Curiosidade: Em 1970, o prédio foi palco do primeiro Concerto de Inverno da cidade, o atual Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que todos os anos atrai milhares de turistas e moradores do entorno. Ao longo de seus 50 anos, o palácio é um ícone na vida cultural jordanense e paulista.

Serviço

Visitas: de quarta feira a domingo, das 10h às 12h e das 14h às 17h.
Todas as visitas são acompanhadas por educadores e a entrada é gratuita.
Avenida Dr. Adhemar de Barros, 3001, Alto da Boa Vista, Campos do Jordão, SP.

Email: monitoria@sp.gov.br
Site: www.acervo.sp.gov.br
Telefone: (12) – 3668.9739

 

Como chegar

A partir da Vila Capivari seguir na avenida principal sentido ao centro comercial da cidade, Vila Abernéssia, avistando o Mercado Municipal entre à direita, seguir pela avenida Dr. Adhemar de Barros até chegar ao Palácio Boa Vista, a residência de Inverno do Governador do Estado de São Paulo.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações