Turismo

Dica de passeio da semana: Trem do Mirante – um tour sobre os trilhos da Mantiqueira

Por Redação EmCampos - 18 de novembro de 2016

 

Uma das principais atrações turísticas da cidade é o tradicional passeio do Trem do Mirante, que sai de Campos do Jordão, da Estação Emílio Ribas na Vila Capivari com destino a Estação Eugênio Lefévre, em Santo Antônio do Pinhal, cidade vizinha de Campos do Jordão.

 

Para embarcar nesta viagem que cruza parte da Serra da Mantiqueira sobre os  trilhos da Estrada de Ferrro é preciso se programar e comprar a passagem com antecedência para não perder o passeio.

 

 

 

É possível comprar passagens para os serviços da Estrada de Ferro diretamente nas estações de Campos do Jordão e Pindamonhangaba com dinheiro ou com cartões de crédito Dinners Club, Mastercard e Visa. A venda de bilhetes acontece até meia hora antes do fechamento das estações.

 

Porém para curtir este passeio, o ideal, é fazer a reserva com pelo menos dez dias de antecedência, pois os dias, vagas e horários de saída do trem são limitados.

 

Os interessados devem entrar no site oficial da Estrada de Ferro de Campos do Jordão, (EFCJ), para checar a disponibilidade de assentos, datas e horários. Depois de escolher o passeio e os lugares no trem, enviar um e-mail com todas as informações para central.reservas@efcj.sp.gov.br. Não esqueça de indicar o nome completo dos passageiros, RG, telefone, cidade de residência e se o trajeto será só de ida ou de ida e volta.

 

O pagamento deve ser feito por meio de depósito bancário, sendo que os dados da conta serão enviados pela EFCJ após a solicitação. Para garantir a reserva dos tíquetes, que serão retirados na bilheteria da estação no dia do passeio, é preciso também enviar o comprovante de transferência por e-mail. Crianças de até cinco anos de idade não pagam o ingresso se viajar no colo dos adultos. Cada pessoa pode reservar no máximo 10 assentos.

 

 

Estação Pindamonhangaba – (12) 3644-7408 ou 3644-7409 Segunda a sexta-feira, das 6h às 18h Sábados, das 6h30 às 15h30 Domingos e feriados, das 7h às 16h

 

Estação Emílio Ribas, em Campos do Jordão – (12) 3663-1531 Diariamente, das 9h às 18h

 

Estação Abernéssia, em Campos do Jordão – (12) 3662-1531 Diariamente, das 9h às 18h

 

Bilheteria Portal de Campos do Jordão – (12) 3663-5142 Diariamente, das 8h30 às 17h30

 

 

Clique aqui para obter todas as datas e vagas disponíveis, e aqui para verificar todos os horários e tarifas.

 

A outra dica para você adiquirir a passagem é solicitar a compra para a equipe da recepção do hotel ou pousada onde você vai se hospedar, pois a maioria já está acostumada a esta prática, devido a dificuldade dos hospedes em conseguir o passeio.

 

 


Sobre o passeio:

 

O passeio de Trem do Mirante tem cerca de 19 quilômetros.

Ele sai da Estacao Emílio Ribas (Campos do Jordão) e após 1h30m chega na Estação Eugênio Lefévre (Santo Antonio do Pinhal). Faz uma parada de 30 minutos e segue de volta à estação Emílio Ribas. Durante o percurso o trem alcança o ponto ferroviário mais alto do país – Alto do Lajeado – a 1743 mts de altitude.  O passeio dura aproximadamente 3 horas e meia e possui um guia turístico.

 

– Curiosidade

Entre os meses de junho e agosto cerca de 14 mil passageiros são transportadas pela estrada de ferro, todos os anos.

 

 


Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações