Turismo

Dica de passeio ecológico: Pico do Itapeva

Por Redação EmCampos - 12 de maio de 2017

Derivado do Tupi, Itapeva significa “pedra achatada”. O pico é um dos cinco maiores do Brasil e com uma das vistas mais bonitas da Serra da Mantiqueira, o local se torna um passeio imperdível para os amantes da natureza.

 

 

Pico do Itapeva é ideal para se contemplar a natureza, fica a 2.030 metros de altitude, onde é possível avistar 15 cidades, todas da região do Vale do Paraíba, entre elas a mais famosa é a cidade de Aparecida (devido ao grande número de fiéis que visitam a Basílica). Conheça os nomes das cidades: Tremembé, Taubaté, Caçapava, São José dos Campos, Pindamonhangaba, Guaratinguetá, Aparecida, Roseira, Lorena, Potim, Cruzeiro, Piquete, Moreira César, Cachoeira Paulista e Eugênio de Melo. 

 

Curiosidades: 

 

. O Pico do Itapeva abriga também um dos lagos mais altos do país, o mirante pertence à cidade vizinha de Pindamonhangaba, porém para sorte de nossos turistas o seu acesso só é possível através de Campos do Jordão, sendo assim ganhamos mais uma atração turística para nossa cidade.

 . O comércio: por algumas décadas foi possível  encontrar uma feira de malhas com centenas de lojinhas no local, que vendiam artesanatos, doces, malhas, luvas, gorros, cachecóis, entre outros. Devido a uma ordem judicial todas as lojas foram demolidas para a preservação área. Para que os lojistas não ficassem sem seus comércios foi montado no centro turístico a Galeria Villa Capivari, que fica na Vila Capivari em Campos do Jordão ao lado da estação de trem. A galeria conta com mais de 90 lojas com excelentes preços.

  

Altitude: Com os seus 2030 metros de altitude o pico foi escolhido para abrigarretransmissores de UHF e VHF, e também um laboratório de pesquisas de raios cósmicos montado pela FAB (Força Aérea Brasileira).
 

Aventura: com muitas trilhas ao redor os apaixonados por esportes podem aproveitar para pedalar, andar de quadriciclos, motocross, cavalgadas, caminhadas, e a dica é não esquecer de levar a máquina fotográfica, pois lindas paisagens esperam por você!

 

Serviço

  

Entrada: gratuita 

 

Como chegar

Partindo da Praça da Vila Capivari, centro turístico, entrar na primeira a direita, seguir as placas que indicam o Tênis Clube e a Ducha de Prata na Av. Senador Roberto C. Simonsen, um pouco mais adiante você vai avistar o Hotel Quatre Saison, vire à direita e siga em frente até o fim do asfalto onde localiza-se o Pico do Itapeva.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações