Notícia

EFCJ completa 100 anos e anuncia novidades

Por Redação EmCampos - 26 de novembro de 2014


A Estrada de Ferro de Campos do Jordão completou 100 anos neste mês de novembro. Para marcar a data, a Secretaria de Transportes Metropolitanos, responsável pela estrada, organizou uma série de eventos.

Foi lançado o livro que conta os 100 anos de história da estrada, um selo e um carimbo comemorativos e o bilhete de loteria do centenário. A festa foi realizada na sede da ferrovia, em Pindamonhangaba.


O evento ainda contou com anúncios importantes para a cidade. O Estado vai licitar serviços de novos pontos gastronômicos na estrada, entre eles o Espaço Gourmet, na estação de Vila Abernéssia, em Campos, que será dedicado a oferecer refeições leves.

Em Pinda, será licitado um restaurante rural que ocupará parcialmente a estação Expedicionária, localizada no bairro do Bom Sucesso. 

História

A Estrada de Ferro Campos do Jordão foi idealizada pelos médicos sanitaristas Emilio Marcondes Ribas e Victor Godinho em 28 de novembro de 1910.

A construção foi iniciada em 1912 e, em tempo recorde para a época, foi inaugurada em 15 de novembro de 1914. 

A estrada foi concebida como via de acesso aos sanatórios estabelecidos em Campos do Jordão, para contribuir na recuperação das vítimas de doenças pulmonares.

Hoje, a ferrovia é um importante ponto turístico proporcionando viagens entre as cidades Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal e Pindamonhangaba.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações