43ª Festa da Cerejeira de Campos do Jordão

Campos do Jordão entra no clima oriental a partir do dia 30 de julho, quando começa a 43ª Festa da Cerejeira em Flor, que se estende entre os dias 31/07, 06, 07, 13 e 14 de agosto, no Parque da Cerejeira.


Em visita ao parque você poderá conhecer mais sobre a cerejiera e também poderá entender o significado desta flor para a o colônia japonesa. 


 

O Parque Sacura Home, mantem um lindo bosque dessa árvore símbolo da cultura japonesa, e recebe barracas aonde o público pode saborear a culinária japonesa como o sushi, sashimi, bento, tempurá, yakissoba, além de doces, artesanatos e lembranças feitos no local.


Em meia a a festa, para animar os visitantes ocorre apresentações de danças típicas e teatros  musicais.


A tradicional Festa das Cerejeiras em Campos do Jordão relembra o “hanami”, as festividades do Japão para a florada das cerejeiras que marcam o ciclo de “renovação” de seu povo, já que é nessa época que ocorre os casamentos, à volta a aula e a busca do primeiro emprego pelos jovens nipônicos, ao mesmo tempo em que se homenageia essa flor que dura apenas 3 dias, e que traz em sua pétalas a lenda da princesa Kono-hana-sakuya-hime que caiu do céu sob uma cerejeira, no Monte Fuji.


Em Campos do Jordão a Festa da Cerejeira em FLor além de reforçar a cultura japonesa aos seus descendentes no Brasil e apresentá-la a jordanenses e turistas, possui os seus lados sociais, de arrecadar fundos para a Casa de Repouso Sakura Home, que atende japoneses e descendentes que precisam de cuidados médicos específicos e prolongados.


História


As primeiras mudas de cerejeira chegaram à cidade em 1936, com a criação do Sanatório Dojinkai, mas foi em 1937, que colonos japoneses moradores do Lajeado começaram a cultivar três tipos de cerejeira, que se adaptaram ao solo da Mantiqueira. Mas em 1967, o Palácio Boa Vista ganhou um jardim com 500 mudas de cerejeiras do tipo Some Yoshino, vindas diretas do Japão. E com as proximidades de sua florada, japoneses e descendentes de várias regiões do estado vinham a Campos do Jordão para conferir o espetáculo da natureza.


Com o crescente número de visitantes, surgiu o interesse de promover um evento que ressaltasse a beleza e a importância da planta para os japoneses e, em 05 de outubro de 1965, o então prefeito em exercício, Arakaki Masakazu, sancionou a Lei da Câmara Municipal instituído a Festa da Cerejeira em Flor em Campos do Jordão.


A 43ª Festa da Cerejeira em Flor acontece das 10h às 16h30, com entrada franca, sendo uma realização da Benificência Nipo-Brasileira de São Paulo, Clube Cultural e Recreativo Cerejeira, com apoio da Prefeitura da Estância de Campos do Jordão e da Secretaria Municipal de Turismo.


Serviço


Rua Tassaburo Yamagushi, 2173, Vila Albertina, Campos do Jordão, SP.

Telefone (12) - 3662.2911.

Fonte: Da Redação
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas