Festa do Pinhão começa quarta e terá presença de jurado do Master Chef


Começa na quarta-feira, 20, a 55ª edição da Festa do Pinhão de Campos do Jordão. Neste ano a tradicional comemoração acontece na Praça do Capivari, contando com 20 tendas gastronômicas que apresentarão diversos pratos que utilizam o pinhão como ingrediente, mostrando a diversidade do produto com entradas, petiscos, pratos principais e doces.
 

A festa acontece até o dia 1º de maio e contará ainda com uma ampla programação cultural na Concha Artística, com shows musicais e dança de artistas nacionais e locais. As crianças também poderão se divertir em atividades recreativas propostas exclusivamente para elas.
 


 

Vários restaurantes estão participando. Você pode conferir alguns deles aqui. Já na tenda Senac, chefs renomados como o jurado do Master Chef Henrique Fogaça, alunos e ex-alunos ministrarão diversos workshops gastronômicos.
 

Confira a programação dos workshops
 

 

21 de abril

14h às 15h: Workshop de Introdução à Pasta de Açúcar e Modelagem Básica, com Luciana Gonzalez
16h às 17h: Workshop de Parpadele de Milho com Molho de Pinhão e Shitake, com Vitor Pompeu
18h30 às 19h30: Workshop de Kibe de Pinhão, com Fabiano Oliveira
20h às 21h: Workshop de Lombo de Porco ao Melado de Cachaça com Virado de Banana com Pinhão e Queijo Meia Cura, com Vitor Pompeu

 

 

22 de abril

14h às 15h: Workshop de Nhoque de Pinhão, com André Vieland
16h às 17h: Workshop de Bolo de Pinhão com Frutas Secas, com Luciane Tramasso
18h30 às 19h30: Workshop de Nhoque de Pinhão, com André Vieland
20h às 21h: Workshop de Caldinho de Pinhão, com Luciane Tramasso

 

 

23 de abril

14h às 15h: Workshop de Chips de Pinhão, com André Palandi
15h30 às 17h30: Workshop Gastronômico, com Henrique Fogaça
18h30 às 19h30: Workshop de Pão Italiano Recheado com Creme de Pinhão e Java Porco, com Juliana Dias Nogaroto
20 às 21: Workshop de Paella Vegetariana com Pinhão, com André Palandi
 

 

25 de abril

18h30 às 19h30: Workshop de Hamburguer Vegetariano de Pinhão com Shitake, Chutney de Tamarilho, Queijo Meia Cura e Rúcula, com Rafael Moura
20h às 21h horas: Workshop de Chips de Pinhão, com André Palandi
 

 

26 de abril

18h30 às 19h30: Workshop de Vinho Quente e Estação do Pinhão, com Gilson Rosa
20 às 21h: Workshop de Caldinho de Pinhão Harmonizado com Cachaça, com Luciane Tramasso e Gilson Rosa
 

 

27 de abril

18h30 às 19h30: Workshop de Paçoca de Carne com Pinhão e Banana, com Ricardo Andrade
20h às 21h: Workshop de Truta com Crosta de Pinhão e Ervas ao Molho de Cachaça com Purê e Chips de Banana da Terra, com Rafael Tognetti
 

 

28 de abril

18h30 às 19h30: Workshop de Pinhão Cremoso com Queijo da Canastra e Conhaque, com Jorge da Hora
20h às 21h: Workshop de Creme Leve de Pinhão com Truta, com Jorge da Hora
 

 

29 de abril

16h às 17h: Workshop de Massa Folhada de Pinhão, com Adriano Nogueira
18h30 às 19h30: Workshop de Tempurá de Sorvete com Crocante de Pinhão, com Robison Junior de Souza
20h às 21h: Workshop de Ravioli ao Azeite Mediterrâneo, com Adriano Nogueira
 

 

30 de abril

16h às 17h: Workshop de Torta de Chocolate com Praliné de Pinhão e Caramelo de Laranja, com Breno Guelssi
18h30 às 19h30: Workshop de Choconhaque da Serra no Contexto do Pinhão, com Gilson Rosa
20h às 21h: Workshop de Risoto de Tomate Cereja com Pesto de Pinhão Harmonizado com Vinho, com Breno Guelssi e Gilson Rosa

A participação nos workshops é gratuita e o interessado deverá se inscrever na atividade de interesse diretamente na tenda, sempre uma hora antes do horário de início do workshop.
 

Conheça alguns dos chefs que estarão na Tenda Senac
 

Henrique Fogaça


Jurado do Master Chef Brasil, começou vendendo hambúrguer com o cunhado aos 22 anos. Após cursos e estágios em diversas cozinhas, incluindo a do chef Alex Atala, abriu o Sal Gastronomia em São Paulo em 2005. Fogaça já foi eleito chef revelação pelas revistas Veja São Paulo e Prazeres da Mesa. Em 2012 criou a Feira Gastronômica de comida de rua e em 2013 abriu o pub Cão Véio e o bar Admiral’s Place.
 

Ricardo Andrade


Atua há 10 anos no ramo de Alimentos e Bebidas, com formação pelo Centro Universitário Senac – Campos do Jordão. Já passou por cozinhas de São Paulo, como Família Mancinni, Seo Gomes, Armazém da Vila e Vila Uber (Casa de Eventos). Já em São Bento do Sapucaí, onde morou por 5 anos, comandou o Restaurante Nhá Dita e Restaurante Debrô. Com Rodrigo Veraldi Ismael, em seu restaurante e vinícola Entre Vilas, chefiou a casa na temporada 2014. Recentemente foi o Vencedor do Concurso Duelos Comer & Beber, pela revista Veja São Paulo 2015. O profissional é ex-aluno do curso Tecnologia em Gastronomia e atualmente é aluno de pós-graduação do curso Cozinha Brasileira, ambos pelo Centro Universtário Senac – Campos do Jordão.
 

André Palandi


Possui especialização em Gastronomia e Cultura Espanhola pela Escuela de Hosteleria de Sevilla, graduação em Tecnologia em Gastronomia, e Extensão Universitária em Chocolates Contemporâneos com certificação conjunta Senac – Ecóle Lenôtre. Atualmente é professor do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão atuando nas disciplinas de Habilidades de Cozinha, Cozinha Fria, Cozinha Brasileira e Cozinha Mediterrânea.


Vitor da Costa Pompeu


Graduado no curso Tecnologia em Gastronomia pelo Centro Universitário Senac – Santo Amaro (2010), possui Especialização em Gastronomia: História e Cultura pelo Senac Aclimação (2013). Atualmente, é docente do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão, com foco nas disciplinas práticas de Habilidades Básicas de Cozinha, Cozinha das Américas e Cozinhas da Itália. Além disso, conduz trabalho à frente do Restaurante Sauá, em Gonçalves (MG), envolvendo a Cozinha Caipira e a Gastronomia da Mantiqueira.

Fonte: Da redação
Compartilhe
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas