Festival de Campos do Jordão, agora com nova direção


Uma das últimas ações de Andrea Matarazzo como Secretário de Estado da Cultura foi a mudança do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão da Santa Marcelina Cultura para a Fundação Osesp. Com o anúncio da mudança veio também a informação de que Marin Alsop, regente titular da Osesp, seria a diretora artística do Festival [leia aqui].

 

Agora, menos de três meses antes do início do evento, sem que tenha ocorrido sequer a seleção dos bolsistas, outro anúncio da Osesp muda completamente a configuração da direção, artística, executiva e pedagógica.


Marin Alsop e seu regente associado, Celso Antunes, não serão mais os diretores da edição 2012. No lugar deles, Arthur Nestrovsky assume a direção artística do Festival, tendo na direção executiva o atual diretor executivo da Osesp, Marcelo Lopes, e na direção pedagógica o spalla da orquestra, Cláudio Cruz – que comandou a orquestra do Festival no ano passado.


Marin Alsop ficará como consultora e regerá a orquestra dos bolsistas, assumindo os ensaios na última semana do festival.


Leia abaixo a nota oficial da Osesp.

“Conduzir uma iniciativa do porte e ambição do Festival Internacional de Campos do Jordão é parte da vocação e da missão da Fundação Osesp como promotora do desenvolvimento da música e de seu diálogo com a sociedade. Ambas instituições guardam profunda sinergia de atividades e objetivos.

Os recursos artísticos da Osesp sempre foram, e ainda mais agora, fonte da excelência do Festival. No tocante à organização da edição de 2012,  a Direção Pedagógica ficará a cargo do Maestro Cláudio Cruz. Há 26 anos na Osesp (21 como Spalla) sua formação musical e profissional está intimamente ligada ao Festival de Campos do Jordão, do qual já participou como músico, professor e regente. Cláudio liderará um dos principais módulos do festival que neste ano terá um foco maior nas atividades de ensino.

A Regente Principal da Osesp, Marin Alsop, atuará, como já vem fazendo, como Consultora Artística, auxiliando no planejamento, na indicação de convidados (professores e artistas); também ministrará cursos de regência e palestras e regerá a Orquestra Acadêmica na última semana, nos concertos de encerramento.

A partir desta edição, também se colocam à disposição do Festival os recursos administrativos da Fundação Osesp, de forma a uma perfeita integração dos dois projetos, como ademais já acontecera nas primeiras décadas do Festival, sob a direção do Maestro Eleazar de Carvalho, cujo centenário será também celebrado este ano .
Por extensão de suas atividades atuais, a Direção Artística do Festival ficará a cargo de Arthur Nestrovski e a Direção Executiva a cargo de Marcelo Lopes, ambos ocupantes dos cargos homólogos na Fundação Osesp.

A Direção do Festival informa que, seguindo seu planejamento e cronograma de atividades, as informações sobre inscrição para bolsistas estará disponível a partir de 19/04 (próxima semana) no site www.festivalcamposdojordao.org.br A programação geral com mais de 60 concertos, tanto em Campos do Jordão como na Sala São Paulo, será divulgada no final de Abril. O planejamento das atividades se encontra em ritmo normal e estamos seguros que o Festival, sob a gestão da Fundação Osesp, terá o mesmo sucesso já celebrado nas temporadas anuais da orquestra.”

Fonte: www.concerto.com.b
Compartilhe
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas