Notícia

Horto Florestal monta acervo sobre história de Campos do Jordão

Por Redação EmCampos - 28 de agosto de 2017


Em busca do resgate de sua história, o Parque Estadual Campos do Jordão quer montar um acervo a partir da coleta de imagens e registros das memórias dos moradores da região e de ex-funcionários da antiga Fazenda da Guarda, onde funcionou, no início do século XX, uma importante serraria, com registros de funcionamento em 1929.

Nos dias 04, 05, 06 e 08 de setembro, a partir das 10h, a administração do Parque vai receber moradores e visitantes do entorno da Unidade da Fazenda da Guarda e também da Fazenda do Retiro, que antecederam a criação do PECJ, e ouvir as histórias que eles têm para contar sobre o passado da região.

Intitulado “Registros Orais e Fotográficos de Resgate Histórico-Cultural do Parque Estadual Campos do Jordão”, o projeto tem como objetivo a digitalização de fotos e organização de depoimentos em texto, áudio e vídeo. Os materiais farão parte de um acervo que resultará em uma grande exposição a ser realizada em outubro.

Segundo o gestor do PECB, Diego Lustre Gonçalves, a criação deste acervo vai contribuir com a formação da identidade histórica e cultural do Parque, bem como a valorização das pessoas que fazem parte deste contexto.

Criado em 1941, o Parque Estadual de Campos do Jordão abriga um importante remanescente da Mata Atlântica com três fisionomias básicas: Mata de Araucária e Podocarpus, Campos de Altitude e a Mata Nebular. Estes ambientes contam com uma riquíssima fauna, com mais de 186 espécies de aves catalogadas e animais ameaçados de extinção, como a onça parda, a jaguatirica e o papagaio-de-peito-roxo.

Programação

04 a08/09 (excetuando dia 07/09, por ser feriado)

Público- Ex-funcionários, Funcionários e Vizinhos do Parque

10h – Café

10h30min – Recebimento das fotos (Digitalização e criação de banco de dados com informações que irão compor as legendas)

11h – Abertura dos Depoimentos (Questionários/Gravação/Vídeo)

12h – Momento para conversa e fotos.

12h30min – Encerramento.

Serviço


Localização do parque: Av. Pedro Paulo, s/n. Horto Florestal.

Para mais informações, ligue (12) 3663-3762/ (12) 3663-1977/ (12) 3663-3804, ou escreva para pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br.

Atendimento de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações