Mostra de cinema exibe os primeiros filmes da história


Começa nesta quinta-feira, 19, e vai até domingo, 22, a Mostra Pioneiros do Cinema, realizado pelo Cineclube Araucária no Espaço Cultural Dr. Além.
 

Esta mostra se dirige a todos os interessados em entender o processo de criação e realização do cinema. Serão exibidos os primeiros filmes que se tem registro. O evento é de graça.




Programação


Quinta-feira, 19, às 19h30

Os Irmãos Lumière & Geroges Méliès


Se os irmãos Louis e Auguste Lumière levam o crédito de pais do cinema, Georges Méliès é reconhecido como o pai dos efeitos especiais. Dos irmãos, será exibido “A Chegada do Trem a Estação”. De Georges Méliès, “Viagem à Lua”, de 1902 e o primeiro filme de ficção científica da história do cinema.


Sexta-feira, 20, às 19h30

Intolerância, de D. W. Griffith


“Intolerância”, de 1916, é uma fantástica experiência na arte de contar histórias através do cinema, intercalando passagens de quatro histórias paralelas ocorridas em diferentes momentos da história da humanidade: a queda da Babilônia, a crucificação de Jesus, o massacre da noite de São Bartolomeu e as lutas modernas entre capital e trabalho.

Tudo no filme é de uma grandiosidade raramente vista em mais de um século de cinema, desde a quantidade de figurantes até a suntuosidade de cenários e figurinos, sem contar as técnicas avançadas de iluminação e enquadramento das imagens. Uma oportunidade imperdível para todos os que se interessam pela história da produção cinematográfica universal.
 

Sábado, 21, às 19h30
 

Ganga Bruta, de Humberto Mauro
 

Produzido por Adhemar Gonzaga para a recém criada Cinédia, Ganga Bruta de Humberto Mauro marca a passagem do cinema mudo para o cinema falado no Brasil.

Na noite de núpcias, homem descobre que sua mulher não era virgem e, enfurecido, a mata. Depois, enriquece e se apaixona por uma jovem do interior. O filme traça um retrato da vida brasileira nos anos de 1930, com sua violência urbana e repressão sexual.

 

Domingo, 22, às 15h
 

O Saci, de Rodolfo Nanni

 

A turma do Sítio do Picapau Amarelo vai para o mato à procura do Saci. Com este filme, de 1951, Rodolfo Nanni ficou com o mérito de ter feito a primeira produção infantil importante do cinema brasileiro.

Além disso, esta é a primeira adaptação para o cinema da obra de Monteiro Lobato, que, por sua vez, se inspirou na lenda do Saci-Pererê. O diretor teve uma excelente equipe para essa empreitada: fotografia de Ruy Santos, música de Cláudio Santoro e, o jovem Nelson Pereira dos Santos, como assistente de direção. 

 

Serviço
 

“Mostra Pioneiros do Cinema”
Local: Espaço Cultural Dr. Além
End.: Av. Dr. Januário Miráglia, 1582 – Abernéssia – Campos do Jordão – SP

 

Para mais dicas de Campos clique nas imagens abaixo e faça um tour por nossos hotéis, pousadas, restaurantes e passeios de Campos do Jordão!

 

* Relação de Hotéis e Pousadas de Campos do Jordão. Clique, faça sua pesquisa e solicite um orçamento. 

 

 
 

 * Relação de Restaurantes de Campos do Jordão. Clique e faça sua pesquisa. 

  

 

 
 * Relação de Passeios de Campos do Jordão. Clique e faça sua pesquisa.  

 

 

 
 
 

Bom Divertimento!

Fonte: Da redação
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas