Notícia

Novembro azul: iluminação lembra homens para exame de próstata

Por Redação EmCampos - 17 de novembro de 2014

Após um mês “vestindo rosa” para lembrar as mulheres de fazer o exame da mama, agora o Portal de Campos do Jordão está azul para lembrar os homens sobre a prevenção do câncer da próstata. 

O câncer de próstata é um dos mais frequentes no sexo masculino, ficando atrás apenas do de pele não melanoma. Estatísticas apontam que a cada seis homens, um é portador da doença. A estimativa é de que, em 2014, 69 mil novos casos sejam diagnosticados, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos. 

A SBU recomenda que homens a partir de 50 anos procurem seu urologista para discutir a prática e a realização da avaliação. Aqueles com maior risco da doença devem procurar o urologista a partir dos 45 anos. Os exames consistem na dosagem sérica do PSA e no exame digital retal, com periodicidade anual. 

Sobre o Câncer de Próstata 

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, de forma e tamanho semelhantes a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. 

A doença pode demorar a se manifestar, exigindo exames preventivos constantes para não ser descoberta em estágio avançado e potencialmente fatal. Ela acontece quando as células deste órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações