Notícia

Novo complexo de saúde irá contar com museu dedicado ao Ciclo da Cura

Por Redação EmCampos - 23 de janeiro de 2016


O novo Complexo Municipal de Saúde de Campos do Jordão, que será inaugurado neste domingo, 24, irá contar com um Memorial da Saúde, espaço dedicado ao Ciclo da Cura – período entre 1874 e 1940 em que a cidade era o destino de milhares de doentes de tuberculose que se curavam com o ar puro.
 

O Memorial da Saúde de Campos do Jordão contará com parte do acervo do antigo Museu da Tuberculose, além de imagens e equipamento de valor histórico para o município. A montagem esta a cargo da Secretaria de Cultura e coordenado pelo próprio secretario Benilson Toniolo e contará ainda com 20 painéis de fotografias antigas de Campos do Jordão do acervo de Edmundo Ferreira da Rocha.


 

Sobre o hospital
 

Com 55 leitos, contará com Maternidade, Pediatria, Clínica médica e cirúrgica. Além de Pronto Atendimento adulto, infantil 24 horas. Lá também serão criados um Centro de Atenção à Criança e à Mulher, um Centro Materno Infantil, Memorial da Saúde de Campos do Jordão, atendimento clínico e ortopédico e o Centro de Especialidades Médicas, com 14 especialidades.
 

Para abrir o Complexo de Saúde, a Prefeitura alugou o prédio por R$ 53 mil mensais. O hospital tem uma área construída de nove mil metros quadrados. Também vai locar os equipamentos e mobiliários que lá estão e que já passaram por manutenção, totalizando outros R$ 21 mil. O custeio de toda essa estrutura será coberto pelo Fundo Municipal de Saúde, que recebe verbas federais e estaduais.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações