Notícia

Outono marca florada do pinhão em regiões serranas

Por Redação EmCampos - 27 de março de 2017


pinhão é a semente da Araucária, árvore símbolo de Campos do Jordão. Há 20 tipos diferentes e todas são comestíveis. Há registros que o alimento é consumido desde o período Paleolítico.
 

Diversas cidades serranas do Vale do Paraíba dedicam espaços em seus calendários oficiais para o consumo da semente. Em Campos do Jordão, o festival do pinhão, que acontece há mais de 50 anos, acontece no mês de abril.

 

O que talvez muita gente não saiba, são os benefícios do pinhão para a saúde. Confira alguns, segundo o site Saúde e Dica:

Benefícios do Pinhão Para Perda de Peso: mesmo sendo rico em gorduras, comendo pinhões em uma base regular podem aumentar os seus esforços na perda de peso, porque eles contêm ácido pinoleico, estudos realizados mostraram que tem um inibidor eficaz de apetite. Além disso, O Ácido Pinoleico funciona, desencadeando a liberação de dois hormônios supressores de fome, colecistoquinina (CCK) e glucagon-like peptide-1 (GLP-1).


Benefícios do Pinhão Para o Sistema Cardiovascular: além de uma boa circulação, pinhões também contribuem para um coração saudável. Eles são uma grande fonte de gorduras monoinsaturadas, que têm sido associados com níveis mais baixos de colesterol e um menor risco de ataque cardíaco. Eles são também ricos em Vitamina E, Vitamina K, Cobre, Ferro e Manganês, este são nutrientes que ajudam o sistema cardiovascular.
 
 

Pinhão é Ricos em Ferro: os Pinhões são uma grande fonte de Ferro, que é um nutriente essencial para muitos processos do corpo, incluindo a circulação e regulação do nervo. O Cobre que contêm ajuda o corpo a absorver mais de ferro.
 
 

Benefícios do Pinhão no Anti-envelhecimento: os antioxidantes presente nos pinhões retarda o processo de envelhecimento, pois eles ajudam a remover os radicais livres do corpo. Quando os níveis mais elevados de radicais livres estão presentes, os sinais de envelhecimento irá aumentar e os radicais livres também podem causar o crescimento de células cancerígenas. Além disso, o consumo de alimentos ricos em antioxidantes, como pinhões, irá reduzir o risco de eventuais problemas de saúde. O Cobre presente nos pinhões também contribui para o seu arsenal anti-envelhecimento.

 

Curisosidades: além das centenas de receitas que usam o pinhão como ingrediente de destaque, existem 02 formas bem tradicionais de se preparar o pinhão, a primeira, mais servida em restaurantes é o pinhão cozido, e a segunda, mais utilizadas pelos moradores locais onde a semente é colhida é o pinhão sapecado na garra da Araucária.

 

A semente da Araucária é tão famosa nas regiões serranas que foram criados vários tipos de descascadores de pinhão para facilitar o seu consumo. 

 

 

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações