Turismo

Palácio da Boa Vista comemora 50 anos com exposição até 2015

Por Redação EmCampos - 17 de outubro de 2014

Em comemoração aos 50 anos do Palácio Boa Vista, em Campos do Jordão, a Curadoria do Acervo, apresenta, até janeiro de 2015, a exposição “Um Palácio, Muitas Histórias”, com parte das coleções de objetos e obras de arte, entre mobiliários, esculturas e pinturas.

A mostra se desenvolve em um percurso cronológico, divido em quatro núcleos – iniciados por uma linha do tempo – que contam a história da construção do Palácio Boa Vista, da sua relação com a cidade, dos personagens que por lá passaram e do importante acervo que habita os seus espaços.

O primeiro núcleo, “A casa vazia”, apresenta imagens desde o lançamento da pedra fundamental, em 1938, e destaca obras de Ismael Nery, Camargo Freire e Guignard.

“A companhia dos objetos” narra a inauguração do edifício, em 1964, e a intenção, desde a época, de abri-lo à visitação pública, possibilitando a aquisição de uma importante coleção de arte para compor os ambientes. Com obras de Tarsila do Amaral, José Pancetti e Anita Malfatti, por exemplo, conta como a casa foi ambientada.

Em “O refúgio da arte”, imagens do Festival Internacional de Inverno de Campos de Jordão – considerado um dos mais brilhantes da América Latina – são apresentadas. Neste ambiente, pinturas de Tarsila do Amaral e Anita Malfatti coexistem com as belas esculturas de Vicente do Rego Monteiro e de Victor Brecheret.

‘A memória compartilhada’ finaliza o percurso expositivo, convidando as pessoas, por meio de fotografias que serão expostas em um painel digital, a partilharem suas memórias afetivas em relação ao palácio e à cidade.

Serviço

Data: de 11 de junho a janeiro de 2015

Horário: de quarta-feira a domingo e feriados, das 10h às 12h e das 14h às 17h

Local: Palácio Boa Vista – Avenida Adhemar de Barros, 3.001

Entrada gratuita

Informações: (11) – 2193.8282 ou monitoria@sp.gov.br

Grupos acima de 10 pessoas: de quarta a sexta, às 9h, 11h e 14h (agendamento em www.acervo.sp.gov.br)

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações