Notícia

Parada Damas é tombada como patrimônio histórico de Campos do Jordão

Por Redação EmCampos - 18 de julho de 2014

Nesta sexta-feira, 18, a Parada Damas, da Estrada de Ferro Campos do Jordão (EFCJ) será tombada como patrimônio histórico. A cerimônia acontecera às 18h e é parte das comemorações do Centenário da Estrada de Ferro, comemorado neste ano.

A Parada Damas é uma pequena e charmosa obra de arte arquitetônica que foi assim denominada em homenagem à família Damas que residiu próximo ao local, e, que muito contribuiu para o desenvolvimento de Campos do Jordão.


Sendo a penúltima parada no sentido Capivari, ela foi construída em 1939. Sua arquitetura em dois pilares de alvenaria lembram o formato de pinheiros, e, nos remete ao tempo em que nossa cidade dependia do bonde para abastecer os mercados em plena expansão e que todos os dias recebiam grupos de doentes que aqui vinham com a esperança da cura da tuberculose.

O tombamento da Parada Damas, neste dia 18, marca também uma parceria da família com a cidade, iniciada em 18 de julho de 1912, quando a Companhia Paulista celebrou contrato com Sebastião de Oliveira Damas, para a construção da Estrada de Ferro, iniciando a partir desta data um forte vínculo de toda a família Damas com Campos do Jordão.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações