Peça sobre inclusão social dos deficientes estreia nesta sexta no Dr. Além


A Secretaria de Desenvolvimento Social e a Amad (Associação de Mútuo Apoio ao Deficiente), trazem para Campos do Jordão a peça Anne Sullivan e Hellen Keller – A luta pela Inclusão Social. A peça conta a história da escritora Helen Keller, que ficou cega e surda aos dois anos e que ao conhecer a professora Anne Sullivan, teve sua vida transformada.

O espetáculo retrata as transformações significativas pelas quais Helen Keller passa e que acabam por afetar também a sua família. O espetáculo enfatiza a revolta que pode emergir de alguém que não compreende o mundo à sua volta e, além disso, enfrenta imensas dificuldades para se expressar, se comunicar, entender e ser entendido.

Anne empenha toda a sua energia para tentar, antes de tudo, “domar a fera” e criar mecanismos para conseguir se comunicar com Helen, ensinar-lhe bons modos e, sobretudo, possibilitar a comunicação entre as duas, permeada pela certeza do desenvolvimento da menina.



A tarefa de Anne Sullivan é realmente difícil. Mas, com perseverança, amor e dedicação exemplar ela consegue, em pouco tempo, transformar Helen em uma menina mais dócil, e, ao mesmo tempo, fazer com que ela comece a aprender a linguagem de sinais e a pronunciar as suas primeiras palavras.



A montagem está a cargo da Cia Internacional de Teatro Arte Livre, com sede na Espanha, mas que apresenta suas peças em Português. A cada dois anos, a companhia faz apresentações nas principais capitais e é a primeira vez que excursiona pelo interior. A mesma peça foi encenada no Teatro Maria Della Costa, em São Paulo, no mês de abril.

De Campos, a Cia segue para Lisboa (Portugal) e Santiago de Compostela (Espanha). As apresentações na sextas-feira e sábado contarão com intérpretes em Libras e audiodescrição para cegos.

Serviço

Espaço Cultural Dr. Além
Duração do espetáculo: 75 minutos
Classificação Etária: maiores de 10 anos
Dia e Horário: 6 e 7 de junho, às 21h
8 de junho, às 15 horas
Valor do Ingresso: R$50 (inteira) e R$25 (meia)

Fonte: Da redação
Compartilhe
Top Notícias em Campos do jordão Veja todas