Turismo

Pinheiro Bravo: árvore que enfeita ruas e bosques de Campos do Jordão

Por Redação EmCampos - 9 de março de 2014

Qual a árvore símbolo de Campos do Jordão? Fácil, a primeira imagem que vem a cabeça são as araucárias. Mas existe outra árvore muito comum na cidade e que não tem tanta fama assim: o pinheiro bravo. A seguir você conhece um pouco mais sobre esta tão bela planta que enfeita ruas e bosques de nossa Suíça Brasileira.

 

 

Pinheiro Bavo

O pinheiro-bravo é uma árvore que pode atingir até40 mde altura, embora raramente ultrapasse25 m. É uma espécie perenifólia de copa piramidal que mantém folhas (agulhas) verdes durante todo o ano. Floresce na primavera (Abril-Maio) e as sementes são pequenos pinhões alados que crescem dentro de pinhas que amadurecem no fim do verão ou outono do segundo ano, mas que só serão libertados na primavera ou verão do terceiro ano. Na Península Ibérica é o pinheiro de mais rápido crescimento e pode viver até 300 anos.

 

O pinheiro-bravo ocorre na metade ocidental da região mediterrânica e no seu contorno. Encontra-se distribuído por quase toda a Península Ibérica e é a espécie de pinheiro mais frequente em Portugal. Prefere solos soltos e arenosos e é bastante resistente à seca e geada. Ocorre desde o nível do mar até1000 mde altitude.

 

A madeira do pinheiro-bravo é utilizada para mobiliário e outras aplicações. A sua resina que é extraída regularmente enquanto a árvore é viva, tem diversas utilizações tais como na produção de água-rás e perfumes. Na medicina popular a infusão dos rebentos é usada para combater o catarro e bronquites, sendo um bom anti-séptico e balsâmico.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações