Notícia

TV Cultura transmite abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão

Por Redação EmCampos - 30 de junho de 2014


No próximo sábado, 5, a partir das 20h30, a TV Cultura transmite ao vivo o concerto de abertura da 45 edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão.

Sob regência de Marin Alsop, a Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo interpreta a Sinfonia n.9 de Beethoven, acompanhada de grandes solistas: a soprano Lauren Snouffer, a mezzo Denise de Freitas, o tenor John Mark Ainsley e o barítono Paulo Szot. Também participam da récita os coros Acadêmico e o Coro da Osesp.


 

Na história do Festival de Inverno de Campos do Jordão, a participação e apoio da TV Cultura e da Cultura FM encontram-se entre as mais destacadas. Há décadas, as emissoras cobrem com exclusividade os eventos do Festival. Ambas estiveram no evento desde as primeiras edições, na década de 1970, gravando e transmitindo concertos ou ainda divulgando o que lá acontecia em seus programas jornalísticos.
 

Esta parceria se estende até os dias de hoje: tradicionalmente, rádio e TV transmitem ao vivo o concerto de abertura. Além disso, outros concertos integram a grade do programa Clássicos, exibido nos finais de semana. Em 2014, além do concerto de abertura, o Clássicos levará ao ar outras três atrações do Festival, a serem transmitidas pouco tempo depois de sua apresentação.


 

Nona sinfonia
 

Última sinfonia composta por Beethoven, a “nona”, como é popularmente conhecida, é uma das obras mais famosas de todo o repertório clássico. A maior parte dessa fama deve-se ao último movimento, que inclui o poema “Ode à alegria”, de Schiller.

Era a primeira vez que um grande compositor incorporava vozes solistas numa sinfonia, e este procedimento inspiraria autores que viriam mais tarde, como Mahler. As primeiras tentativas de Beethoven em musicar o poema datam de 1793, e a Sinfonia n.9 seria terminada apenas em 1824.
 

Serviço
 

Abertura do Festival de Inverno de Campos do Jordão, dia 5

Na TV Cultura: programa Clássicos, a partir das 20h30

Na Cultura FM, a partir das 20h30 (103,3 Mhz / culturafm.com.br)

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações