Pedra do Baú: se aventure no complexo rochoso

Com uma altitude de 1.950 um mil novecentos e cinquenta metros o Complexo do Baú, como também é conhecido, é uma enorme formação rochosa que compõe um dos principais cartões postais da Serra da Mantiqueira

 

A Pedra do Baú fica localizada em São Bento do Sapucaí, nossa vizinha, ou seja, mais uma atração turística para os visitantes de Campos do Jordão curtirem.

  

 

O complexo do Baú é formado por três rochas: a Pedra do Baú, a maior e mais alta com 1.950 um mil novecentos e cinquenta metros ; o Bauzinho com 1,7 mil; e a Ana Chata com 1,6 mil metros de altitude. Estas duas últimas localizadas ao redor da principal.

 

Escalada 

Para os mais aventureiros, é possível subir ao topo da pedra maior, por uma trilha que demora em média uma hora e meia de caminhada na mata. Logo após encontram-se as escadas de ferro e vergalhões cravados nas pedras. A partir deste ponto a adrenalina fica mais forte, pois o trajeto é feito por meio de escalada nos paredões estreitos da rocha, que exige certo preparo físico e muita coragem dos visitantes. Recomenda-se que este passeio a pedra maior do Baú seja conduzida por guias capacitados, que conhecem bem as trilhas e as escadas que levam ao cume.

No ponto mais alto da Pedra os visitantes podem andar em sua base, apreciando uma visão espetacular. É possível ver de um lado boa parte da serra de Campos do Jordão, e de outro as lindas montanhas de Minas Gerais. Na ponta da Pedra do Baú vê-se um enorme precipício de granito, capaz de dar vertigem a qualquer pessoa.

História


A primeira subida ao topo da Pedra do Baú ocorreu em 20 de agosto de 1940, quando os irmãos Cortez conseguiram esta difícil tarefa. Graças a eles os visitantes conseguem subir, por meio de escada de ferro fixado na rocha, empreendida pelo Dr. Luiz Dummont Villares por 10 anos. Empreendeu também uma casa no topo da pedra feita de tijolos, telhado de cobre e bem servida de água, pois havia compartimentos para receber e armazenar águas da chuva; construída por Floriano Rodrigues Pinheiro, para pernoite de alpinistas. A casa que ficava no topo foi destruída por ação de vandalismo, mas ainda é possível ver sua fundação.

 

Curiosidade

A Pedra do Baú pode ser avista de várias cidades são elas: Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, Taubaté, Gonçlaves e Sapucaí Mirim.

  

ATENÇÃO! Confira as novas regras de visitação ao Complexo do Baú

  

Serviço

 

Visitação: O ano todo
Endereço: Bairro do Paiol Grande
Horário: Recomenda-se aos turistas que visitem este atrativo acompanhado de monitores e no período da manhã, por motivo de chuva.
Dias da Semana: Diariamente

 

Como chegar 

A partir da Vila Capivari, centro turístico, siga na avenida principal sentido a saída da cidade até a Vila Jaguaribe, vire a direita sentido a Fábrica de Chocolates Araucária. A partir deste ponto você estará na Estrada da Campista. Nesta estrada há placas que indicam o caminho que leva até a Pedra do Baú.

 

 

 


 

 

Assunto:
Nome:
Email:
Mensagem:
Página publicada em