Notícia

Horto Florestal oferece trilhas como opção de lazer nas férias

Por Redação EmCampos - 7 de janeiro de 2018


O Parque Estadual de Campos do Jordão, mais conhecido como Horto Florestal, divulgou a programação com várias atividades neste verão. A agenda conta com trilhas monitoradas para grupos de 15 pessoas, que percorrem belos cenários da serra da Mantiqueira. E ainda exposições informativas com detalhes do parque.

As trilhas acontecem de quinta à domingo, durante todo mês de Janeiro. Veja os detalhes:

1- Trilha das 4 Pontes (Fácil – autoguiada): 1 km, margeia o rio Sapucaí e o  atravessa quatro vezes por quatro pontes, sendo duas pênseis, esta é indicada para crianças.

2- Trilha da Cachoeira (Fácil – autoguiada):4,6 km, caminho agradável, por entre matas e cenários variados do Parque, terminando na Cachoeira do Galharada.

3- Trilha do Rio Sapucaí (Média – autoguiada):2,6 km, em seu trajeto o visitante encontra araucárias centenárias e avista campos de altitude e as corredeiras do rio Sapucaí.

4- Trilha dos Campos (Média – autoguiada): 3 km atravessa áreas de mata nativa preservada, campos de altitude e de reflorestamento de coníferas.

5- Trilha da Celestina (Difícil-monitorada): 8,5 km, longa trilha que se aproxima das áreas mais elevadas do Parque, atingindo a altitude de 1.905 m. Só pode ser percorrida com acompanhamento dos monitores do Parque

 

Exposição Resgate Histórico e Cultural do Horto


A composição do espaço foi planejada para expor um acervo de memórias do Parque contadas através de fotografias, vídeos, objetos, bibliografias e depoimentos registrados a partir de relatos e estórias de ex-funcionários, dos funcionários atuais e também de famílias vizinhas ao Parque.

A Exposição contempla o Centro de Visitantes, o Centro de Exposições e o concretado externo próximo a Ducha da Juventude, onde se encontram alguns maquinários históricos do PECJ.

 

Exposição Limpeza das Águas

A exposição Limpeza das Águas mostra o cenário atual do Rio Sapucaí e propõe uma reflexão sobre como a sociedade se relaciona com ele, os passivos ambientais que o prejudicam, suas consequências e também como o Parque, enquanto Unidade de Conservação que é atravessada pelo rio, pode atuar como espaço educador.

A exposição é composta por fotografias, mostra de exemplos de reutilização, vídeos, maquetes, simulador de cobertura de solo.

Horto Florestal

O Horto Florestal de Campos do Jordão conta ainda com duas áreas de piquenique para lanche e churrasqueira (para uso de churrasqueira é necessário agendamento via telefone e pagamento conforme a quantidade de pessoas) e as trilhas autoguiadas.

No local, o público também tem acesso a restaurante, chocolateria, arvorismo e aluguel de bikes, trenzinho florestal, e lojas de artesanato, plantas e lembranças.

Preços para entrada no parque


12 a 60 anos de idade: R$14,00
Estudante com apresentação de carterinha: R$7,00
Abaixo de 12 e acima de 60 anos de idade: Isento

Endereço: Av. Pedro Paulo, s/n – Campos do Jordão

Mais informações: (12) 3663-3762 / (12) 3663-1977
pe.camposdojordaoup@fflorestal.sp.gov.br

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações