Notícia

Fundação Lia Maria Aguiar faz doação de exames de coronavírus

Por Redação EmCampos - 4 de junho de 2020

Fundação Lia Maria Aguiar anunciou que doou à Prefeitura de Campos do Jordão exames laboratoriais para detecção da COVID-19. Os procedimentos começaram a ser realizados no fim de maio e irão se estender por quatro meses.

Os exames realizados são do tipo RT-PCR que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e a ANVISA, é um dos métodos mais assertivos e eficazes para diagnosticar o novo Coronavírus. Diferente dos testes rápidos, que não identificam o vírus, apenas acusam a presença dos anticorpos produzidos para combater a infecção, o exame RT-PCR detecta, logo no início da doença, fragmentos do material genético do vírus, o RNA do Sars-CoV-2, revelando se a pessoa está ou não com Covid-19.

A coleta será feita em dias específicos, sendo o exame realizado sob prescrição médica, somente em pacientes que apresentarem os principais sintomas da doença. O resultado estará disponível em até 48 horas e será informado pela equipe de saúde onde o teste foi realizado. Em caso de diagnóstico positivo, o paciente será prontamente encaminhado para receber o tratamento adequado, evitando expor outras pessoas ao risco da contaminação.


Campos do Jordão tem hoje cerca de 300 casos notificados de Síndrome Gripal e estava realizando exames apenas em pacientes internados com quadros graves e em profissionais de saúde com sintomas gripais. Em relação ao Coronavírus, o último boletim divulgado pelo site oficial da Prefeitura da cidade, em 29 de maio, aponta 65 casos suspeitos, sendo 62 mantidos em isolamento social, duas internações, 39 casos aguardando confirmação, e 31 casos confirmados, com 21 curas, 8 isolamentos e uma internação. O primeiro óbito pela doença foi confirmado na última terça, 26, e outro em suspeita aguarda resultado.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações