Cultura

Confira as atividades online do Museu Felícia Leiner desta semana

Por Redação EmCampos - 11 de outubro de 2020

Confira a programção desta semana do Auditório Claudio Santoro e do Museu Felícia Leirner. As atividades são gratuitas e podem ser acessadas nas redes sociais da instituição! Confira aqui.


Ação Virtual – Família Legal: Jogo de Taco

Para comemorar o Dia das Crianças, nada melhor que ensinar as novas gerações um jogo que já foi muito comum entre as crianças em todo o Brasil: o Jogo de Taco, também conhecido como bets, tacobol e bate ombro, não tem uma origem certa, porém ganhou as ruas na década de 60 e se popularizou entre 80 e 90 por ser um jogo que exige poucos recursos (4 jogadores, 1 bolinha, 2 tacos e 2 latas ou “casinhas”) e que diverte muito a criançada. Além da diversão, o jogo proporciona momentos prazerosos, importantes para o desenvolvimento afetivo e intelectual, e um contexto estimulador que amplia as possibilidades no desenvolvimento da coordenação motora, autonomia, capacidade de resolução de problemas e raciocínio lógico das crianças, sendo uma ótima opção de brincadeira neste dia especial.

Local: programação on-line 

Horário: segunda-feira
Informações: (12) 3662-6000 
Entrada: acesso gratuito

Ação Virtual – III Colóquio de Estética Social e Museu: “A Experiência da Música em Situações de Reclusão”

O III Colóquio de Estética Social e Museu, parceria entre o Grupo de Estética Social (CNPq/USP) e o Museu Felícia Leirner e Auditório Claudio Santoro, convida o público a refletir sobre a condição da população prisional e sobre o papel da arte, especialmente da música, nesse contexto de reclusão social. A edição terá como mediadora a Prof. Dr. Cérise Alvarenga e os convidados desta edição realizam pesquisas em unidades prisionais de Portugal e do Brasil e compartilharão parte dessa experiência com o público.    

Conheça os convidados:

Profa. Helena Rodrigues, professora associada a Agregação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (FCSH), pesquisadora do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) e diretora artística da Companhia de Música Teatral. Prof. Paulo Maria Rodrigues, professor do Instituto de Etnomusicologia Centro de Estudos em Música e Dança (INET-md) e professor auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro.

Gustavo Martinelli Massola, Doutor e mestre em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2005). Professor e vice-diretor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo.

Grupo Poemário Vivo: performance on-line, grupo de concepção e produção da Companhia de Música Teatral e de encomenda do Centro Cultural de Belém. Poemário Vivo nasceu do “Poemário”, uma coleção de poemas audiovisuais criados por um conjunto de artistas, a partir do universo criativo da CMT (Companhia de Música Teatral) e da relação com a Fábrica das Artes.

Mediadora Cérise Alvarenga, Doutora em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de São Paulo (IP-USP). Graduação, especialização e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Atua como professora na graduação em Psicologia no Centro Universitário UNA-BH. Docente colaboradora na pós-graduação stricto sensu Juventude no Mundo Contemporâneo (FAJE-BH). Integra o Grupo de Estética Social (CNPq-USP).

Local: programação on-line
Horário: sábado, das 10h às 13h
Informações: (12)3662-6000 ou contato@museufelicialeirner.org.br
Entrada: gratuita
Programação e Inscrições: até 16/10, clicando aqui


Ação Virtual – Programa Mais Sentido: Jogo das Emoções

Uma das características do autismo é associada à dificuldade no reconhecimento das emoções de outras pessoas: tristeza, felicidade, cansaço…Há diversas técnicas para auxiliar a condução das emoções, uma delas é a partir dos jogos. O objetivo dessa atividade é permitir, de forma lúdica, por meio de troca de peças e utilizando emojis, estimular os autistas a reconhecerem as emoções.

Local: programação on-line 
Horário: domingo
Informações: (12) 3662-6000 
Entrada: acesso gratuito

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Mais informações